• Redação - 19/06/2024 09:43 || Atualizado: 20/06/2024 11:37

 

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) reativou, nesta quarta-feira (19), a 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) no bairro Por Enquanto, região central de Teresina. O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatizou que a reativação é parte de uma estratégia maior de dividir a cidade em áreas integradas de segurança pública. "Dentro da nossa perspectiva de integração, temos dividido a cidade e o estado em áreas integradas de segurança pública. Esta área está dentro da região central, mas é uma subárea, que é a região do Por Enquanto, que engloba quase 40 mil pessoas. Estamos reativando essa companhia, trazendo novos equipamentos para essa região e novos serviços”, explicou.

Além do reforço no policiamento, a 3ª Companhia abrigará o Instituto de Identificação Felix Pacheco, oferecendo serviços como a emissão de carteiras de identidade e outros documentos. “Nós vamos instalar aqui o Instituto de Identificação Felix Pacheco, que é uma unidade de serviço digital. Então, além da emissão da carteira, outros serviços estarão disponíveis justamente para integrar e se consorciar com outra ação que estamos implementando, que são os Conselhos Comunitários. Vamos começar a instalação desses conselhos, e a nossa ideia é que a segurança seja integrada com a população”, destacou Chico Lucas.

O comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, ressaltou a importância estratégica da região. “Temos aqui a Marechal Castelo Branco, onde as pessoas fazem caminhadas, shoppings, praças, escolas, pontos comerciais. Então, é uma área muito importante e estratégica para a Polícia Militar. Conseguimos fazer em tempo hábil essa revitalização e reimplantar essa companhia”, afirmou.

O coronel também destacou a significativa redução da criminalidade na área e a importância da nova estrutura para manter a segurança local. “Estamos com mais de 228 dias sem homicídios nesta área, redução da criminalidade em 300%, incluindo roubos ao patrimônio e assaltos. É uma unidade muito importante da Polícia Militar nesta área. Estaremos aqui com cerca de 30 policiais, com viaturas próprias e instalações adequadas para a tropa, além de bem receber o povo do Piauí”, concluiu Scheiwann Lopes.