• Redação - 22/12/2023 08:36 || Atualizado: 22/12/2023 08:49

O ex- Prefeito de Pimenteiras Antônio Venício do Ó de Lima e também o atual secretário de finanças Osmídio Maciel Gomes Filho (conhecido por  Bidinha) foram demitidos dos cargos comissionados que ocupavam na Prefeitura de Pimenteiras .

Em 19/12/23, a Polícia Federal realizou a  Operação Creta na cidade de Pimenteiras, e dois dias depois foi publicada no Diário Oficial das prefeituras a exoneração do ex-prefeito de Pimenteiras Antônio Venício do Ó de Lima que ocupava o cargo de Assessor de Assuntos Municipais. No mesmo Diário, foi também demitido  Osmídio Maciel Gomes Filho, conhecido como Bidinha, que ocupava o cargo de Secretário de Finanças da Prefeitura de Pimenteiras.

Apesar de as duas portarias afirmarem que houve pedidos dos demitidos para suas exonerações, tudo leva a crer que há estreita ligação dos fatos com a Operação Creta comandada pela CGU e Polícia Federal em Pimenteiras no dia 19 de dezembro, que tem como objetivo combater os desvios de recursos públicos federais provenientes de emendas do Relator Geral do Congresso Nacional (conhecidas como RP9 ou orçamento secreto). Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de sequestro de bens e valores em endereços ligados aos investigados, bem como também foram realizadas buscas nas empresas vencedoras das licitações, em Brasília/DF, Teresina/PI, Valença/PI, Pimenteiras/PI e Juazeiro do Norte/CE.

A investigação conjunta entre a CGU e a Policia Federal identificou indícios de fraude e direcionamento dos Contratos do município de Pimenteiras/PI, e, além disso,  as obras eram executadas diretamente por agentes públicos do município, que agiam em nome das empresas contratadas.