Redação - 18/07/2023 10:28 || Atualizado: 19/07/2023 09:28
O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Raimundo Nonato da Costa Alencar, com aposentadoria prevista para o próximo dia 25 de julho, participou nesta segunda-feira (17), de sua última sessão plenária. Após o julgamento da pauta administrativa, o magistrado recebeu homenagens do presidente do TJ-PI e demais desembargadores presentes.
“É oportuno rememorar e louvar a trajetória profissional e pessoal deste grande magistrado, que, há mais de 45 anos, honra o Poder Judiciário piauiense com sua atuação técnica, ética, humana e intransigente do ponto de vista da aplicação da justiça”, disse o desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, ao iniciar sua homenagem ao decano da Corte, lembrando que o colega atuou em comarcas como Palmeirais, Esperantina, Piripiri, Campo Maior e Teresina, além de ter ocupado importantes cargos na alta administração do Judiciário piauiense, como os de corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí.
Nonato da Costa Alencar fez um relato sobre sua trajetória no Poder Judiciário piauiense, detalhou como se interessou pela magistratura, falou sobre o início de sua carreira, os principais desafios e sobre a convivência com os colegas de Plenário ao longo das últimas décadas.
“Sinto a mais extremada gratidão; de fato, tudo que ouvimos aqui é extremamente realizador para aquele que vivência quase meio século de magistratura. Você atravessar tão longo tempo e ser reconhecido pelos seus pares e pela sociedade como um magistrado que cumpriu o seu dever, faz com que esse mesmo magistrado sinta que procurou cumprir com seu dever. Saio de cabeça erguida com o reconhecimento daqueles com os quais convivi por tanto tempo”, declarou o decano após o encerramento da sessão.