Redação - 04/12/2024 12:29 || Atualizado: 04/12/2024 12:31
O governador Rafael Fonteles homenageou, nesta terça-feira (03), produtores, técnicos, instituições e empresas com a Medalha Estadual do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo, em reconhecimento por suas contribuições ao desenvolvimento do agronegócio piauiense. A outorga da medalha aconteceu no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, como parte da programação da 73ª Expoapi.
Fonteles destacou a importância do evento para integração da agricultura e pecuária no estado, reunindo pequenos, médios e grandes produtores. Falou também da relevância das homenagens. "Temos que reconhecer aqueles que fazem a agropecuária do Piauí, sejam investidores, sejam técnicos, sejam instituições que movem o setor agropecuário do Piauí, que agora vivem uma nova forma. A fase da industrialização, dos frigoríficos, de usinas de biocombustíveis, de fazendas irrigadas, de indústrias de beneficiamento de algodão e por aí vai" considerou.
Instituída em 1992, a Medalha do Mérito Agropecuário é uma forma de reconhecimento à importância crucial desse setor produtivo para a geração de emprego, renda e riqueza, impulsionando a economia local e promovendo o desenvolvimento do Piauí.
"O desenvolvimento e melhoramento genético de bovinos, para a região meio norte no estado do Piauí, tornou-se uma realidade. Investimos fortemente nessa qualificação, melhoria genética, novas metodologias. É uma felicidade muito grande poder estar aqui representando meu pai João Claudino" disse João Claudino Fernandes Júnior, homenageado na categoria Produtor.
Na atual edição, foram agraciados pela honraria nove produtores, cinco técnicos, quatro instituições e duas empresas. "A gente tem a obrigação de reconhecer aqueles que trabalham para fazer o Piauí avançar. O Piauí está num momento novo" resumiu o secretário do Agronegócio, Fábio Xavier.
Homenageada na categoria Técnico, Bruna Helena Sedrez Rebelo, discursou em nome dos agraciados. Ele atua na área de seguros voltados ao agronegócio e exaltou o desenvolvimento do setor. "A medalha é o reconhecimento do nosso trabalho, desenvolvendo, treinando pessoas, dando oportunidade. E isso enche nosso coração de alegria! Foi um pedido até do governador da gente consolidar o estado do Piauí, sem essa divisão entre o sul e o norte. Hoje a gente consegue estar todo mundo junto, nesse propósito que o estado do Piauí é um estado único" ressaltou.