Redação - 11/07/2024 13:15 || Atualizado: 11/07/2024 13:17
A bancada federal do Piauí e o governador Rafael Fonteles obtiveram sucesso na manutenção da Agência Nacional de Mineração (ANM) no estado. Esta conquista resultou de uma série de reuniões intensas ao longo das últimas duas semanas, lideradas pelo coordenador da bancada, deputado federal Florentino Neto (PT/PI), com o apoio de toda a bancada federal e do governador.
Na tarde de hoje, 9, Florentino Neto, acompanhado pelo deputado federal Jadyel Alencar e pelo representante do governo do estado, Erick Elysio, participaram de uma audiência definitiva na ANM. Durante o encontro, receberam do diretor Mauro Henrique Moreira a garantia da permanência da Agência no estado.
A manutenção da ANM ocorrerá até outubro na estrutura atual, seguida pela implementação de uma nova estrutura com novos servidores.
As negociações começaram no início da semana passada, logo após a publicação de uma portaria que determinava o fechamento da ANM no Piauí.
Ontem, 8, representantes da bancada e o governador se reuniram com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para buscar uma solução para o problema.
Na semana anterior, os encontros foram com o Secretário Especial de Assuntos Parlamentares, Valmir Prascidelli, e com o diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Souza.
A luta tem sido incansável. Segundo o coordenador da bancada, deputado federal Florentino Neto, o estado não pode sofrer mais perdas, apenas avanços. “Não vamos aceitar esse retrocesso em um momento em que nosso estado está em um estágio de desenvolvimento significativo e com vários empreendimentos de mineração em fase de instalação.”