• Redação - 21/06/2023 10:18 || Atualizado: 22/06/2023 17:36

O Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (Grincot) já recuperou para a sociedade piauiense quase R$ 72,9 milhões em créditos tributários negociados. O grupo ofereceu quase mil denúncias contra sonegadores do erário público, cujos valores não pagos somam cerca de R$ 300 milhões. Nesta semana, o Governo do Estado renovou o acordo de cooperação técnica que criou o grupo, que tem ainda como integrantes o Ministério Público, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE).

O objetivo desse acordo é agir na recuperação de créditos tributários, objetos de sonegação fiscal, para que esses recursos sejam revertidos em benefício da população. Com a inauguração do Grincot, no ano de 2017, pelo então secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, hoje atual governador do Piauí, muito dinheiro sonegado já foi recuperado, por meio da quitação e parcelamento das dívidas pelos credores.

“O Grincot representa uma ferramenta de extrema importância na manutenção da ordem tributária, utilizando medidas judiciais e administrativas para o aprimoramento das ações, além de buscar a efetividade na recuperação do crédito tributário de titularidade do Estado e consequente manutenção da justiça fiscal”, explica Emílio Júnior, secretário de Estado da Fazenda, destacando que se trata de uma verdadeira força-tarefa contra a sonegação.