• Redação - 21/06/2024 15:03 || Atualizado: 21/06/2024 15:07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Teresina, nesta sexta-feira (21), para o encerramento da 10ª Caravana Federativa. Foram anunciados investimentos nas áreas portuária e de transformação digital, como a cessão do terreno do porto de Luís Correia, a construção da Fiocruz do Sertão em Teresina e um polo de Inovação do IFPI no estado.

O governador Rafael Fonteles agradeceu a parceria do governo federal nos investimentos ao estado e destacou o interesse do governo estadual em fortalecer os investimentos nas áreas de transformação digital, transformação energética, indústria e produção de grãos.

O presidente Lula garantiu apoio principalmente à transformação energética, em que o Piauí tem investido na produção de hidrogênio verde e firmou parceria de investimento com a União Europeia.

Esta é a primeira vez que o evento conta com a presença do presidente. Antes do evento, ele concedeu coletiva onde falou que o leilão de arroz do governo foi anulado por "falcatrua numa empresa". Ele destacou que o governo financiará produção com "garantia de preço".

Participam da solenidade, além de Lula, o governador Rafael Fonteles (PT), o ministro do desenvolvimento social Wellington Dias; o ministro das relações institucionais Alexandre Padilha; a ministra da gestão e inovação Esther Dweck; a ministra da saúde Nísia Trindade; a ministra das mulheres Cida Gonçalves; ministro dos portos e aeroportos Silvio Costa Filho; ministro das cidades Jader Filho; o ministro dos transportes Renan Filho, entre outras autoridades como o senador Marcelo Castro, o presidente da Alepi, o deputado Franzé Silva (PT), deputados estaduais e federais.

Anúncios de investimentos
Um dos primeiros anúncios foi feito pelo ministro Jader Filho, do ministério das Cidades, que anunciou a construção de 1351 imóveis do Minha Casa, Minha Vida no Piauí, nas cidades de Água Branca, José de Freitas, União, Floriano, Piripiri e Teresina. Ele destacou também o investimento de R$ 57 bilhões feito por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí desde o início da gestão de Lula.