• Redação - 12/08/2024 09:07 || Atualizado: 12/08/2024 09:10

O ministro Corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Felipe Salomão, destacou a importância dos trabalhos integrados entre servidores, juízes e desembargadores para o avanço do Tribunal de Justiça do Piauí, ao receber a comenda Colar do Mérito Judiciário, na última sexta-feira (09), juntamente com a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib. Para ele, o TJ-PI tem se destacado no cenário nacional nos últimos anos por conta desta forma de atuação conjunta.

Segundo o ministro Luís Felipe Salomão, este protagonismo tem sido alcançado por meio do desenvolvimento de muitos projetos que vêm sido desenvolvidos no judiciário piauiense. “Efetivamente aqui no Piauí começou o trabalho que tenho feito na Corregedoria do CNJ, e aqui também concluo este ciclo, que durou muitos anos. De modo que estou muito feliz por este momento e agradeço ao todos que fazem o judiciário do Piauí. De modo especial, ao desembargador José Ribamar Oliveira e ao advogado e amigo Marcus Vinícius Furtado Coelho, que aqui vivenciam este momento comigo”.

O ministro citou também suas ações e trabalho frente à Corregedoria do CNJ, sobretudo, os que levaram serviços e cidadania para a população, como os projetos de regularização fundiária.

Já o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa mencionou o perfil dos homenageados e a importância do trabalho que vêm desempenhando nos tribunais superiores, sempre com este compromisso de bem atender à população.

“O trabalho do ministro Salomão, por exemplo, tem colaborado muito com os tribunais do país e aqui no TJ-PI, tem nos possibilitado avançar em muitas áreas, como na regularização fundiária. O Piauí tem avançado muito nesta temática, tanto na zona rural como urbana, levando dignidade e segurança jurídica para as pessoas. Mais de 15 mil documentos já foram entregues para as famílias. De modo que hoje estamos felizes pela homenagem concedida”, destacou o presidente

O Colar do Mérito Judiciário é outorgado a autoridades que prestaram contribuições relevantes ao Poder Judiciário piauiense. Luís Felipe Salomão é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e está à frente da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde 30 de agosto de 2022.

Proposições
A proposição da concessão da honraria ao ministro Luís Felipe Salomão é de autoria do desembargador José Ribamar Oliveira. Já a concessão da comenda à ministra Liana Chaib foi proposta pelo desembargador Manoel de Sousa Dourado, vice-presidente do TJ-PI.

Honraria
O Colar do Mérito Judiciário é a mais alta honraria concedida pelo TJ-PI a pessoas e instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes contribuições à área jurídica e à Justiça, de modo geral. A comissão responsável pela outorga do Colar é formada pelo presidente do TJ-PI e pelos dois desembargadores mais antigos. A medalha é acompanhada de um diploma e de livro próprio.