• Redação - 07/08/2024 13:20 || Atualizado: 07/08/2024 13:25

 

Na manhã de hoje (07) , o governador do Piauí, Rafael Fonteles, junto com os demais governadores do Nordeste, reuniu-se com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, para discutir a repactuação das dívidas dos estados com a União. O encontro, realizado em Brasília, foi um passo importante na busca por soluções que garantam o equilíbrio financeiro das unidades federativas da região.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas que visam a inclusão dos estados nordestinos nas discussões no Senado, abordando possíveis mudanças no Fundo de Equalização e nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Os governadores ressaltaram a importância de que as necessidades específicas da região sejam consideradas no âmbito das políticas fiscais e financeiras nacionais.

"Foram apresentadas propostas para incluir os estados da região Nordeste nas discussões no Senado, contemplando possíveis mudanças no Fundo de Equalização e nos repasses do Fundo de Participação dos Estados. Também defendemos a inclusão dos débitos com instituições financeiras na renegociação, no caso dos Estados que não têm dívidas com a União. Conversa muito importante para todos nós!" afirmou o governador Rafael Fonteles.

A reunião também destacou a necessidade de maior equidade nos critérios de distribuição dos recursos federais, buscando um modelo que ofereça suporte financeiro adequado para que os estados possam promover o desenvolvimento econômico e social de suas populações.