• Redação - 20/02/2025 11:21 || Atualizado: 20/02/2025 11:25

O Governo do Piauí oficializou, na manhã desta quinta-feira (20), a formatura e nomeação de 207 novos policiais penais que reforçarão a segurança e gestão do sistema prisional do estado. Os agentes serão incorporados imediatamente às 16 unidades prisionais, integrando o processo de modernização e reconstrução do setor.

Além da solenidade de formatura, o governo realiza uma série de atividades no âmbito da 12ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça. Ainda nesta manhã, o governador Rafael Fonteles inaugurou a reforma da Colônia Agrícola Major César, em Altos, e a nova Central de Monitoramento Eletrônico em Teresina.

Durante o evento, o governador destacou a importância da nomeação dos novos profissionais para o fortalecimento do sistema penitenciário.

“Muito feliz de estar ao lado do secretário Carlos Augusto nesta solenidade de formatura e nomeação desses 207 novos homens e mulheres que vão compor nossa Polícia Penal. Temos feito um grande esforço para modernizar e ampliar o sistema penitenciário, com a meta de garantir atividades de educação e trabalho em todas as unidades. O trabalho desses policiais penais é essencial para que o processo de ressocialização aconteça”, afirmou Rafael Fonteles.

O secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, ressaltou a relevância do reforço no efetivo e explicou como os novos policiais penais serão alocados.

“Hoje é um dia muito importante para a administração penitenciária do Piauí. O déficit de policiais penais persiste há muito tempo, e esta é a maior turma já formada na história da Polícia Penal. Todos serão nomeados pelo governador Rafael Fonteles e alocados imediatamente nas 16 unidades, contribuindo para a reestruturação do sistema prisional e para o cumprimento efetivo das penas”, destacou o gestor.

Representando o governo federal, o secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, reforçou o compromisso da União com investimentos no sistema penitenciário piauiense e anunciou novas ações para fortalecer a parceria com o estado.

“A convocação desses profissionais garante um sistema prisional mais seguro e comprometido com a ressocialização da população carcerária. Estamos reafirmando nossa parceria com o Governo do Piauí na ampliação dos investimentos federais. Hoje, inauguramos a reforma da unidade semiaberta e a nova Central de Monitoramento Eletrônico. Além disso, há um investimento de quase R$ 50 milhões para fortalecer ainda mais a estrutura do sistema penitenciário no estado”, concluiu.

Com as novas medidas, o governo estadual reforça o compromisso com a segurança pública e a modernização da gestão prisional, garantindo melhores condições de trabalho aos agentes e promovendo a ressocialização da população carcerária.