• Redação - 20/09/2023 13:16 || Atualizado: 20/09/2023 13:36

Em solenidade no Palácio da Justiça nesta quarta-feira, 20 de setembro, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, empossou 12 novos juízes. Os recém-nomeados atuarão prioritariamente na área criminal, consolidando uma parceria firmada entre o Tribunal e o governador Rafael Fonteles (PT) no intuito de dar celeridade aos processos em todo o Piauí, fortalecendo o combate à criminalidade em todas as etapas.

O desembargador Hilo explicitou que seis novas unidades judiciais começarão a funcionar, interiorizando o acesso à Justiça, ademais também serão três centrais de inquérito. O magistrado reverberou a importância da harmonia com o Executivo, que viabilizou a dotação necessária para que as novas estruturas fossem criadas. 

"Os novos juízes estão chegando para nós enfrentarmos um problema crucial que estamos vivendo nos dias atuais: a questão da violência. Então, o compromisso que o Tribunal de Justiça assumiu com o governador é que nós vamos utilizar essa mão de obra principalmente na área criminal. São seis unidades criminais que depois de 30 anos o governador concordou em passar orçamento, incluindo três centrais de inquérito, porque nós estávamos também com esse compromisso de instalar o juiz de garantias. Então, nós estamos aproveitando este momento e instalando também o juiz de garantia. Amanhã, por exemplo, já temos a primeira Central inaugurada em Picos. Então, esses juízes que foram nomeados por conta desse entendimento que tivemos com o governador, eles serão utilizados prioritariamente na área criminal", explicou o presidente do TJ-PI.

As novas unidades são as seguintes: 3ª Vara do Júri Popular da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos de Roubo da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos praticados por Organizações Criminosas na comarca de Teresina, com competência estadual; Três novas Centrais Regionais de Inquérito, sendo uma em Teresina; uma em Picos e outra em Parnaíba, além da criação de nove cargos de Juiz Auxiliar Criminal que atuarão nas Comarcas de Picos, Parnaíba e Teresina.