• Redação - 03/09/2024 22:11 || Atualizado: 03/09/2024 22:11

A Coligação "Time do Povo", formada pelos partidos PT, PV, PCdoB e PP obteve no 71º Cartório Eleitoral de Capitão de Campos uma liminar que determina a suspensão da divulgação dos resultados de uma pesquisa eleitoral irregular. A pesquisa, de número PI-03484/2024, foi realizada pelo Instituto Credibilidade entre os dias 16 e 17 de agosto de 2024 e estava sendo utilizada indevidamente pelo candidato a vereador Saulo Gabriel Ferreira da Cruz Costa para promover sua candidatura nas redes sociais.

A decisão da Justiça Eleitoral aponta que a referida pesquisa, registrada oficialmente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi direcionada exclusivamente para a eleição de prefeito(a) de Capitão de Campos-PI, e não incluiu dados referentes à eleição para vereador, como vinha sendo alegado e divulgado pelo candidato em questão. Essa ação configura uma tentativa de enganar e iludir o eleitorado, prática vedada pela legislação eleitoral vigente.

Diante do exposto, a Justiça Eleitoral deferiu o pedido de tutela de urgência, determinando a imediata suspensão da divulgação dos resultados dessa pesquisa no prazo de seis horas a partir da intimação, sob pena de multa diária de R$ 7 mil limitada ao valor máximo de R$ 49 mil reais. Além disso, foi ordenada a exclusão de todas as postagens relacionadas à pesquisa em todas as plataformas onde foram publicadas pelo representado.