• Redação - 07/07/2023 09:40 || Atualizado: 09/07/2023 10:39

O relator da Reforma Tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), destacou na noite da quinta-feira (06) a atuação do governador Rafael Fonteles (PT) nas articulações pela votação e aprovação da matéria na Câmara Federal. O parlamentar elogiou a postura estratégica e empenho do governador piauiense na busca por uma reforma que traga benefícios para o país.

Aguinaldo Ribeiro relembrou a atuação de Rafael Fonteles Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda dos estados e do DF (Consefaz). Em 2019, o petista foi eleito presidente do Comsefaz, onde atuou até o ano de 2022, quando renunciou ao cargo para se candidatar ao governo do estado do Piauí pelo PT. 

“Quero cumprimentar aqui o governador Rafael Fonteles, que foi presidente do Consefaz, discutiu quatro anos comigo a Reforma Tributária e virou governador do Piauí. Ele esteve aqui hoje coordenando os demais governadores do Nordentes”, destacou.  

O governador Rafael Fonteles comemorou, na noite dessa quinta-feira (6), a aprovação nos dois turnos, na Câmara dos Deputados, da reforma tributária. Em Brasília, junto com a bancada federal do Piauí, o governador destacou que a reforma vai destravar a economia do Brasil e tornar o sistema tributário mais justo.

“Parabenizo a Câmara dos Deputados por essa votação expressiva a favor da reforma tributária, que vai destravar o crescimento econômico do país, simplificar a vida do contribuinte, do empreendedor e tornar o sistema mais justo. Os pobres vão pagar menos e quem ganha mais vai pagar mais [imposto]”, disse o governador, por meio de suas redes sociais.

Rafael Fonteles teve papel de destaque nas discussões e aprovação da reforma. Ele debateu bastante a PEC como secretário Estadual da Fazenda, presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), de 2019 a 2022, e agora como governador. “Participei de mais de 200 reuniões para discutir a reforma tributária ao longo desses últimos cinco anos”, afirmou o chefe do Executivo em suas redes sociais.