• Redação - 31/05/2024 12:37 || Atualizado: 02/06/2024 09:49

Foi aberto, na noite dessa quinta-feira (30), o Festival de Inverno de Pedro II. O evento chega à 18ª edição movimentando o turismo, a economia e a cultura de Pedro II, cidade piauiense localizada a 165 km ao norte de Teresina. O festival este ano traz como tema "A Emoção em Todos os Sentidos", termina no próximo domingo (2) e traz nomes como Ritchie, Ana Carolina, Demônios da Garoa, Paulo Ricardo, Maneva, Maria Gadú, Marcelo Falcão, entre outros.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário da Cultura do Piauí, Carlos Anchieta; da prefeita do município, Betinha Brandão; do superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, entre outras autoridades.

WhatsApp Image 2024-05-31 at 09.48.12.jpeg

Carlos Anchieta afirmou que este será o maior festival de todos os tempos. “Chegou à maioridade. São 18 anos de pura emoção. A cidade está ocupada por turistas e as atrações desse ano vão fazer do festival de inverno o maior de todos os tempos”, disse o gestor.

A prefeita Betinha Brandão também aposta em uma intensa movimentação de pessoas, principalmente por ser a segunda edição após dois anos interrompido devido à pandemia da Covid-19. “Ano passado tivemos um baita evento e estávamos ainda naquele momento do pós-pandemia. E agora que está todo mundo já livre, a gente acredita que Pedro II vai ter o maior evento que já se pode ter realizado aqui”, comentou.

WhatsApp Image 2024-05-31 at 07.53.35.jpeg

Em 2023, em cada um dos quatro dias de evento, uma média de 25 mil pessoas circularam em Pedro II. Este ano, uma das turistas presentes no festival é Antônia Lopes, que mora em Fortaleza e comentou o evento. “Estou encantada com tanta beleza, desde o início, ali da entrada até a feira, na praça, tudo bem estruturado”, disse.

 

O Festival de Pedro II é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Pedro II e patrocínio da Equatorial Piauí, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Economia

No ano passado, o festival movimentou R$ 6 milhões na economia local e agora, em 2024, os comerciantes estão mais animados. Raimunda de Souza, mais conhecida como Dona Mimosa, que vende redes, tapetes e jogos americanos, comemorou as boas vendas no primeiro dia. Ela ainda afirma que que nos próximos dias as vendas vão melhorar mais.  Essa é a mesma expectativa de Terezinha Teixeira, que possui uma banca na praça de artesanato. “A expectativa é para os próximos dias é de muitas vendas”, afirmou a comerciante.

WhatsApp Image 2024-05-31 at 07.53.34.jpeg

Para a realização do evento, o Sebrae no Piauí capacitou mais de 80 empreendedores do município para que pudessem realizar negócios nas vilas gastronômica e empreendedora. 

O superintendente da entidade, Júlio César Filho, lembrou que a ideia do evento nasceu no Sebrae há 20 anos e por isso o festival está sempre presente, ajudando a desenvolver os pequenos negócios em Pedro II. “A semente do Festival de Inverno e Peito II é dentro do Sebrae”, frisou o gestor. 

Segurança

A Secretaria da Segurança colocou mais de 200 policiais para dar tranquilidade nos quatro dias do festival. “Aumentamos o efetivo, tanto da Polícia Militar como da Polícia Civil do Festival de Pedro II.  Estamos também com o nosso policiamento aéreo, com o nosso helicóptero. Instalamos um centro integrado de comando e controle com bombeiros, policiais civis e militares para fazer os registros de ocorrência”, afirmou o delegado Matheus Zanatta.

WhatsApp Image 2024-05-31 at 07.50.21.jpeg