• Redação - 16/02/2024 13:26 || Atualizado: 16/02/2024 13:28

O adolescente Livio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, caiu na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 38 km de Teresina, no fim da tarde de quinta-feira (15) e está desaparecido. O acidente aconteceu durante um treino de canoagem do qual participavam o jovem, outros quatro atletas: Ariel, de 15 anos; Luís Neto e Pedro Henrique, de 16 anos; e, ainda, Raimundo Neto, de 17 anos.

Os adolescentes estavam sendo acompanhados pelo treinador Diego Viana, da Escola de Canoagem Iporanga. Em determinado momento, eles tiveram dificuldade em voltar do treino, por conta da chuva e vento forte. “O que derrubou mais a gente foi o vento. Chegou do nada e virou as canoas. O professor perguntou para o Lívio se ele estava bem e ele disse que sim, falou para ele ajudar os outros”, relatou Raimundo Neto, um dos atletas que estava no local.

“Eu e Luís seguramos na canoa e eu perguntava direto se o Lívio estava bem e ele me pedia para relaxar. Tentei segurar ele, mas as ondas me afastavam dele, aí chegou a noite e quando eu chamei, ele não respondeu”, completou. Apenas dois dos adolescentes estavam de colete salva-vidas, algo comum no esporte, dependendo da categoria, porque o equipamento pode atrapalhar o movimento e a respiração dos atletas.

A Guarda Municipal de José de Freitas e moradores auxiliaram nas buscas pelo adolescente em barcos, jet ski e canoas. O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) enviou equipes com bombeiros militares e mergulhadores. Os bombeiros chegaram ao local por volta das 23h. "Seguindo os protocolos de segurança e o plano operacional padrão, a busca nas águas foi iniciada por volta das 5h30 desta sexta (16)", informou a corporação.