• Redação - 09/03/2024 11:43 || Atualizado: 11/03/2024 10:03

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Em Teresina, esse método começou a ser desenvolvido, em 2002, através de uma iniciativa de alguns policiais militares.  Atualmente, o Centro Estadual de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí (CEEQ), possui dois centros, um em Teresina e o outro na cidade de Parnaíba, região Norte do estado.

“Utilizamos o cavalo como uma das formas de tratamento recuperação e reeducação motora e intelectual do paciente. São muitos os benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais. Aqui, disponibilizamos de 38 cavalos adequados para prática, um animal calmo e de fácil doma. Atualmente, estamos com 89 crianças participando no projeto, no período da manhã e da tarde”, explicou o comandante do Centro, coronel Valdeney.

Karita Mesquita é mãe do Arthur, de 07 anos de idade, há dois anos pratica equoterapia como tratamento. “O Arthur era autista não verbal, andava na pontinha do pé e, no decorrer das atividades, começou a falar e já consegue andar mais tempo com o pezinho no chão. Ele adora as aulas e eu recomendo muito para todos que precisa”, disse Karita.

O tratamento terapêutico é gratuito e individualizado para crianças a partir dos 3 anos de idade. Dentre as patologias mais frequentes atendidas pela equipe do Centro estão: transtorno do espectro autista; Paralisia cerebral; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade;  Traumatismo crânio encefálico;  Síndrome de down, ansiedade;  Acidente vascular isquêmico ou hemorrágico.

 

“O centro possui uma equipe multidisciplinar, tais como; fisioterapeutas, assistente social, médico, psicólogo, educador físico, fonoaudiólogos, que faz o acompanhamento individualizado de cada assistido. Realizamos também reuniões semanais, a fim de avaliar os avanços obtidos pelos praticantes, e uma reunião a cada seis meses com os pais e/ou responsáveis dos praticantes, para ouví-los, analisar e discutir o trabalho realizado durante o semestre. Não há limite de idade para ser beneficiário do serviço, no entanto, para ser ter acesso ao tratamento, o paciente precisa apresentar o laudo médico. O tratamento dura 2 anos, porém essa duração pode ser prolongada em virtude das particularidades de cada praticante”, explicou a chefe CEEQ, major Sheyla.

Como Participar

Para inserção ao CEEQ, é disponibilizada uma ficha cadastral, a ser preenchida por responsável do candidato à vaga, bem, como uma ficha de avaliação médica padrão disponibilizada no Centro, preenchida pelo médico que acompanha o candidato.

Os atendimentos são realizados em dois períodos, pela manhã no horário das 08h às 11h min e à tarde das 15h às 18h, com a duração de 20 a 30 minutos para cada sessão, de segunda à sexta-feira; através dos programas de hipoterapia, educação/reeducação e pré-esportivo.

O CEEQ/Teresina-PI, está situado na Avenida São Francisco, nº 3001, Bairro Parque Jurema, CEP. 64076-520, na cidade de Teresina – Piauí, nas instalações do Regimento de Polícia Montada da PMPI. A visitação ao centro é aberta ao público, contudo há a necessidade de agendamentos. Mais informações pelo site da PMPI.

Colaboração da reportagem Leilany Feitosa