• Redação - 08/03/2024 10:32 || Atualizado: 08/03/2024 10:34

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), em parceria com o Ministério das Mulheres e a Rede de Proteção às Mulheres em situação de violência doméstica e familiar, inauguram nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina. O evento será realizado às 17h, com transmissão ao vivo através das redes sociais do Governo do Estado. 

O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é permitir que as mulheres possam ter um atendimento psicossocial humanizado e que todo o processo seja resolvido no mesmo espaço. Além disso, visa garantir proteção integral e promover a autonomia econômica das mulheres. 

De acordo com a secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina representa um reforço fundamental na rede de enfretamento à violência contra as mulheres. “É um espaço onde as mulheres não precisam sair para serem atendidas em outros locais, porque lá vai ter a integração dos serviços que funcionarão 24 horas, de forma humanizada”, explica. 

Serão oferecidos os seguintes serviços: Delegacia Especializada, Juizado e Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda. 

A equipe multidisciplinar fornecerá atendimento psicossocial 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados e suporte aos demais serviços, ajudando as mulheres a romperem o ciclo da violência sofrida.

A promoção da autonomia econômica será uma estratégia para as mulheres que buscam sair da situação de violência, por meio de educação financeira, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. 

O alojamento de passagem, um espaço temporário de abrigo com duração de até 48 horas, destina-se a mulheres em situação de violência, proporcionando um local seguro.

“A Casa da Mulher Brasileira busca apoiar mulheres em situação de violência, proporcionando recursos e assistência necessários para reconstruir suas vidas de forma assertiva e eficiente, além de buscar simplificar o processo para as mulheres que buscam auxílio ao adotar uma abordagem proativa contra a violência”, finalizou Zenaide.  

O acesso para a Casa pode ser realizado pela Rua Roraima, 2563, no bairro Aeroporto, ou pela rua Rua Dezenove de Novembro, 3102, no bairro Primavera, na zona norte da capital.