Redação - 17/05/2024 12:08 || Atualizado: 19/05/2024 10:38
Hoje, a Câmara de Teresina concedeu o título de cidadania teresinense ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A honraria foi concedida ao ministro através de requerimento proposto pelos veeradores pedetistas Evandro Hidd e Enzo Samuel. Na oportunidade, o ministro assinou protocolo de intenções com um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Previdência Social e a Câmara de Teresina para a instalação de um posto do INSS na Casa Legislativa Municipal.
“Para mim, como autor do requerimento, juntamente com o vereador Enzo Samuel, é uma honra agraciar o Lupi com essa honraria, tendo em vista os serviços prestados tanto na área social, como política, por toda a sua história de trabalho e pelo compromisso com o nosso país, com o nosso Estado e com a nossa Teresina. Como ministro da Previdência Social, Lupi tem trabalhado exaustivamente para desburocratização do sistema de aposentadorias e previdências do nosso país. Quando foi ministro do Trabalho durante quatro anos no governo do presidente Lula, no período de 2007 a 2011, foi o momento em que o país teve um dos menores índices de desemprego.Tem uma histária política voltada para a educação e o trabalhismo, então nada mais justo do que conceder esse título para este grande cidadão", destacou o vereador Evandro Hidd.
O ministro Carlos Lupi, que é natural de Campinas, afirmou que um título de cidadania é uma nova certidão de nascimento. "É uma honra e orgulho muito grande ter a cidadania de uma cidade que tem um povo guerreiro e trabalhador. Me sinto muito honrado com este reconhecimento ao meu trabalho e à minha história, e assumo honrar esse título e amar profundamente essa terra", agradeceu.
Ainda na Câmara de Teresina, o ministro estabeleceu uma parceria com a Câmara de Teresina para expandir atendimento do INSS na capital do estado. Com o encaminhamento para formalização do Acordo de Cooperação Técnica, os mais de 860 mil cidadãos teresinenses poderão ter acesso facilitado aos serviços da autarquia federal, como os de abertura de solicitação para aposentadoria, pensão e auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de consultar e atualizar dados nos sistemas, como o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Na agenda em Teresina, Lupi participou também do Seminário de Preparação Eleitoral do PDT. "O seminário foi um momento bem especial para nós que fazemos parte do PDT. Reunimos todos os nossos pré-candidatos do Piauí no nosso Seminário Preparatório para as Eleições 2024. E o evento contou com a importante presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, um pedetista ilustre e que muito nos honra por toda a sua trajetória política. Dia que ficará marcado na história do PDT Piauí", disse Evandro Hidd.
Como compromisso também na capital, Lupi participou de reunião com o gerente executivo do INSS no Piauí e assinou, juntamente com o governador em exercício, Themistocles Filho, protocolo de intenções com um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Previdência Social e Governo do Estado, que visa acelerar a redução do tempo médio de concessão de benefícios no estado.