Redação - 13/09/2024 17:55 || Atualizado: 13/09/2024 17:56
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (13), em Parnaíba (PI), do lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira, junto a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O equipamento público visa o combate à violência de gênero e faz parte da campanha "Feminicídio Zero".
Na cerimônia, o titular do MDS salientou o trabalho conjunto nos resultados das políticas e falou sobre a importância da iniciativa. “O governo Lula, em parceria com o governo do estado, traz a casa da mulher e esse projeto voltado para a área de cuidados”, disse. “São políticas de grande responsabilidade de todos nós, tratam do combate à violência contra a mulher, tratam da dignidade, da proteção social, da garantia de direitos, de assegurar que a mulher tenha qualidade de vida, tenha respeito, buscando sintonia com a população, com medidas concretas que cheguem a todo o Brasil”, relatou.
Já a ministra Cida Gonçalves lembrou da necessidade de garantir o alcance das ações nesta área. “Para o governo do presidente Lula, o que é prioridade é a interiorização das ações, fazer com que cheguem à população, aos municípios, para que nós possamos cumprir o nosso papel”, afirmou.
Além do lançamento da obra da Casa da Mulher, as autoridades visitaram o local na cidade onde será construída uma lavanderia comunitária, que servirá a uma comunidade historicamente vulnerável.
Zenaide Lustosa, secretária estadual das mulheres, garantiu que a casa vai atender toda a população da planície litorânea. “É uma política integrada de todo os órgãos federativos para avançarmos no enfrentamento à violência. Então, é muito importante ter esse espaço de acolhimento à mulher, de forma integrada e humanizada”, pontuou.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, destacou que o espaço significa um acolhimento para as mulheres e famílias. “Representa também a sintonia do governo do estadual e federal para lançar a pedra fundamental desse projeto que irá diminuir a desigualdade de gênero tão presente em nossa sociedade”, concluiu.
Outros equipamentos da rede de atendimento às mulheres em obra no estado são os Centros de Referência de Atendimento à Mulher nos municípios de Picos e São Raimundo Nonato, com investimento total de R$ 2,1 milhões do Ministério das Mulheres para os dois equipamentos.