Redação - 16/12/2024 10:42 || Atualizado: 16/12/2024 12:46
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador de Almeida Sousa, inaugurou nesta sexta-feira (13), o novo fórum da comarca de Uruçuí. A nova estrutura será composta por uma Vara Cível, uma Vara Criminal, além do Juizado Especial Cível e Criminal, de modo que a prestação jurisdicional se tornará mais célere e eficaz para a população da cidade.
Para o presidente Hilo de Almeida Sousa, a nova unidade judiciária representa o compromisso que a justiça tem com as pessoas. Ele também ressaltou a importância de sua gestão, voltada para a implementação de projetos que aproximam a justiça do povo.
“Nossa gestão teve este foco em ter uma gestão conectada com as pessoas, ouvindo suas demandas e, acima de tudo, feita para servir à população. Como gestores, temos essa missão. De modo que todas estas conquistas foram alcançadas com um plano de gestão que contempla a justiça social, materializada com os programas Justo Acesso e Regularizar, executados com uma rede de colaboradores e instituições parceiras”, destacou o presidente.
Ele acrescentou ainda que o legado maior da sua gestão serão estes programas de inclusão social, que aproximou a justiça das pessoas. “Isso nos faz ter a certeza que fizemos a coisa certa. E isso nos alegra hoje aqui por entregar esta grande obra, pois de fato, a cidade, magistrados e servidores, mereciam esta estrutura”.
Para a magistrada Patrícia Luz, diretora do fórum, o judiciário é formado por todos os setores e instituições que compõem a justiça, bem como pelos operadores do direito. “Estamos felizes em viver este momento e compartilho com os colegas magistrados que por aqui estiveram antes. Hoje recebemos um grande prédio e a sociedade precisava. Foi uma construção rápida e agradecemos a todos os envolvidos. Uma obra que merece destaque, imponente pela estrutura que tem e isso vai nos ajudar a melhor atender aos anseios da população”
O juiz Markus Calado, que atua na Vara Cível, disse que o momento é de agradecer e reconhecer o avanço do judiciário. Segundo ele, a inauguração do fórum representa este movimento de avanço da justiça do Piauí, que agora é destaque no cenário jurídico do país. “Uruçuí é uma janela que mostra o Piauí para o Brasil e para o mundo e este fórum será nossa vitrine. Este prédio, portanto, consagra a impessoalidade da gestão pública que planejou, executou e entregou este prédio pensando unicamente no jurisdicionado, a população, maior beneficiada”.
Convocado para o 2º Grau, o juiz Antônio Soares observou que Uruçuí é uma cidade progressista e que isso se deve à soma de esforços dos administradores e do povo. “A população está de parabéns pelo prédio que recebe. Uma obra que compõe a história do presidente Hilo de Almeida como gestor do TJ-PI. Presidente que faz história ao efetivar a justiça para o cidadão. Este fórum, portanto, representa a justiça, algo invisível e que traz dignidade à pessoa humana. Logo, a cidade se enriquece com a qualidade da justiça que se produz aqui”.
O prefeito Francisco Wagner disse que encerra seu mandato com o dever cumprido junto ao seu povo, por poder inaugurar, junto com a administração do Tribunal de Justiça, este fórum. “Trata-se de um prédio importante, merecido pela cidade, que avança e caminha igual ao judiciário. Manifestamos aqui nosso reconhecimento quanto à imparcialidade da justiça do Piauí, um sistema que trabalha em prol do povo. De modo que somos gratos ao presidente Hilo de Almeida, por resolver os problemas da cidade de Uruçuí, entregando um prédio excelente para a prestação da justiça e seus serviços”.