• Redação - 15/07/2023 10:02 || Atualizado: 19/07/2023 09:51

O magistrado João Gabriel Baptista foi empossado solenemente, nesta sexta-feira (14), no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A vaga, preenchida em obediência ao critério do merecimento, foi aberta pela aposentadoria voluntária do desembargador Oton Lustosa.

Em recepção ao empossado, o desembargador Agrimar Rodrigues fez um resumo da vida profissional de João Gabriel Baptista, destacando um pouco de sua história como operador do Direito, lembrando sua trajetória de mais de 34 anos como juiz de primeiro grau, tendo passado por comarcas como Alto Longá, Miguel Alves e Parnaíba, além de experiências na docência e na alta gestão do TJ-PI, como juiz auxilia da Presidência e da Corregedoria Geral da Justiça.

Em nome dos magistrados, o juiz Maurício Machado, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), destacou os altos índices de produtividade das unidades judiciárias por onde o novo desembargador passou, ressaltando a complexidade das matérias abrangidas pela última unidade judiciária que geriu, a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda da comarca de Teresina.

Já o governador Rafael Fonteles falou sobre a confiança do povo do Piauí no Judiciário, que se renova com a chegada de João Gabriel Baptista ao Plenário do TJ-PI. “Um magistrado honrado que, além do preparo intelectual e reputação ilibada, de notório conhecimento jurídico, é sóbrio, humilde e de bom trato. Este perfil nos alegra muito. Ele chega no momento em que a Justiça se reinventa para uma solução jurídica mais célere”, ressaltou.

Muito emocionado, o novel desembargador disse assumir essa honrosa missão com uma emoção que agora é maior que a sentida no dia 2 de março, quando foi empossado juiz substituto do TJ-PI. “Já faz 34 anos. Essa posse tem um significado especial, pois é mais um membro que vai trabalhar pelo Judiciário piauiense. Tenho a consciência que estou assumindo as mais relevantes funções de um magistrado. Estou comprometido em trabalhar com afinco e responsabilidade, zelando pela lei”, declarou.