Redação - 27/07/2023 13:19 || Atualizado: 28/07/2023 12:20
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu, nesta quinta-feira (27), em mais uma edição do “Café com as Comunidades”, conselheiros tutelares que atuam na capital. A ação acontece semanalmente, no Salão Nobre do Palácio da Cidade, onde o chefe do executivo ouve de perto as demandas das comunidades.
Os conselheiros tutelares reivindicaram melhoria na estrutura dos conselhos, revisão salarial, e demandas pontuais das comunidades, como acessibilidade das crianças e adolescentes com deficiência, esporte e lazer, melhoria para atendimento dos encaminhamentos na área da saúde, bem como a criação do Samvis (Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual) Municipal.
“Essa reunião foi muito satisfatória, onde pude ouvir as reivindicações dos conselhos tutelares e aqui me comprometi em avaliar todas as demandas apresentadas, de modo a garantir melhores condições de trabalho e, principalmente, uma melhor prestação der serviço para a sociedade, considerando que essa categoria cumpre uma missão tão nobre, que é a de cuidar das crianças e adolescentes da nossa cidade”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.
O secretário Allan Cavalcante, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), avaliou a reunião como positiva. “A reunião foi muito positiva, tivemos aqui algumas falas em relação aos avanços, uma vez que a gestão do Dr. Pessoa já teve muitos avanços. Mas é preciso mais, e aqui nós saímos com o encaminhamento de alguns pontos que vamos tentar avançar, a exemplo da questão da melhoria salarial, o prefeito se comprometeu e vamos estudar essa questão”, afirmou o gestor da Semcaspi.
O conselheiro tutelar Itapoan Ferreira frisou a importância de estruturar os conselhos e do apoio da prefeitura em tratar a criança e o adolescente como prioridade. “Em 12 anos que tenho atuando como conselheiro tutelar, nunca vi tanto apoio no sentido de tratar a criança e o adolescente como prioridade”, ressaltou Itapoan.
Um dos avanços que a Prefeitura de Teresina deve ter nos próximos meses é a criação da Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, que terá a frente o atual gerente de Direitos Humanos da Semcaspi, André Santos.
“Considerando a importância que os Conselhos Tutelares têm dentro de Teresina o prefeito Dr. Pessoa achou por bem criar essa Coordenadoria de Direitos Humanos, que será vinculada ao gabinete do prefeito e vai ampliar mais ainda a autonomia e autoridade dos conselheiros tutelares que cuidam das nossas crianças. A criação da coordenadoria está passando por um estudo, depois será encaminhada à Câmara Municipal para aprovação do legislativo, e logo em seguida para sanção do prefeito”, concluiu André Santos.