• Redação - 08/04/2025 13:12 || Atualizado: 08/04/2025 13:20

A Câmara Municipal de Teresina instalou, nesta terça-feira (8), a nova Comissão de Ética da Casa Legislativa. A medida ocorre em meio à repercussão da prisão da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), detida na última semana durante a Operação Escudo Eleitoral, da Polícia Federal, sob suspeita de envolvimento com organização criminosa e compra de votos.

A instalação da Comissão acontece em um momento delicado e de incertezas sobre o futuro parlamentar de Tatiana. Apesar da prisão, o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), esclareceu que ainda não há decisão judicial que autorize sua substituição no Legislativo.

"Quem vai julgá-la é o Poder Judicial. A nós cabe acompanhar. Tatiana não poderá ser substituída, pois ainda não houve nenhuma decisão judicial", declarou Enzo. O presidente também reforçou o compromisso da Casa com o andamento das atividades legislativas, mesmo diante da crise política instalada com a prisão da parlamentar. "A Câmara não pode parar. Nós estamos em pleno funcionamento e daremos continuidade aos trabalhos legislativos, com responsabilidade e respeito ao devido processo legal", completou.

A nova Comissão de Ética, recém-formada, deverá acompanhar de perto os desdobramentos do caso e poderá atuar futuramente, caso o processo judicial interfira na conduta parlamentar da vereadora.