Redação - 22/04/2025 09:03 || Atualizado: 22/04/2025 09:03
O governador Rafael Fonteles (PT) decretou luto oficial de sete dias no Piauí, em sinal de pesar pela morte do papa Francisco. A decisão foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (21), data em que o líder da Igreja Católica faleceu após sofrer um AVC e um colapso cardiocirculatório irreversível, conforme informações do Vaticano.
Antes do decreto, Fonteles publicou, em suas redes sociais, uma mensagem de pesar pela morte do Sumo Pontífice. “Um grande servo de Deus, que será eternamente lembrado por seu verdadeiro exemplo de humildade, compaixão, coragem e dedicação plena à justiça social e ao cuidado com os mais vulneráveis”, escreveu, na rede X.
Assim como o governador, outros políticos piauienses também usaram a internet para lamentar a morte do Santo Padre, que enfrentava um quadro de bronquite, agravado para uma pneumonia bilateral. A condição era considerada complexa pelos médicos.
O argentino foi o primeiro líder latino-americano da Igreja Católica, marcando seu papado por uma postura de humildade, diálogo e defesa dos mais pobres. Após sua morte, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também decretou sete dias de luto oficial em todo o país.