Redação - 29/04/2025 13:46 || Atualizado: 29/04/2025 13:47
Um contrato no valor total de R$ 480 mil, firmado entre a Prefeitura de Teresina e a empresa Positiva Assessoria Pública Ltda., tem provocado forte repercussão e gerado suspeitas de favorecimento pessoal na atual gestão municipal. A empresa pertence ao marido de Cristina, filha do ex-prefeito Firmino Filho e afilhada de Silvio Mendes — atual prefeito da capital, que também foi padrinho de casamento do casal.
O acordo, publicado no Diário Oficial do Município, prevê o pagamento de R$ 40 mil mensais por um período de 12 meses, para prestação de serviços de consultoria na captação de recursos estaduais e federais. A contratação foi feita por inexigibilidade de licitação, justificando-se a escolha por “notória especialização” da empresa.
Contudo, a proximidade familiar entre o prefeito e os beneficiários diretos do contrato levanta questionamentos sobre possível uso de influência política. Pessoas próximas ao gestor apontam para um possível conflito de interesses, sobretudo pela ausência de histórico de grandes contratos da empresa Positiva com a gestão pública antes do casamento.
“Se ficar comprovado que houve favorecimento por laços pessoais, trata-se de uma grave violação aos princípios da moralidade e impessoalidade na administração pública”, afirmou uma fonte que prefere não ser identificada.
O Ministério Público poderá ser acionado. Até o momento, nem Silvio Mendes nem representantes da empresa se pronunciaram sobre o caso.