• Redação - 03/04/2025 11:48 || Atualizado: 04/04/2025 17:06

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB), presa nesta quinta-feira (3) em uma operação da Polícia Federal, passará por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro de Teresina. O procedimento será conduzido pelo juiz Luiz Henrique Rego, do 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí.

Tatiana é suspeita de integrar uma facção criminosa e de ter sido eleita com financiamento ilícito. Sua prisão foi resultado de uma ação da Polícia Federal que cumpriu oito mandados de prisão, busca e apreensão em Teresina e Timon (MA). A vereadora foi detida em sua residência, no bairro Jockey, zona Leste da capital, e encaminhada à sede da PF.

A decisão judicial que autorizou a operação também determinou o afastamento imediato de Tatiana Medeiros do cargo de vereadora, assim como de outros investigados que ocupam cargos em comissão na Câmara Municipal de Teresina, Assembleia Legislativa e Secretaria de Estado de Saúde do Piauí.

A investigação aponta indícios de que a campanha eleitoral da vereadora foi financiada com recursos ilícitos de uma facção criminosa, além do possível desvio de verbas públicas por meio da ONG "Vamos Juntos", localizada na Avenida Boa Esperança. Por decisão judicial, a entidade teve suas atividades suspensas e está proibida de receber recursos financeiros.

Os investigados também foram proibidos de frequentar os locais onde trabalhavam e de manter contato com outros servidores públicos, como parte das medidas cautelares impostas pelo magistrado. A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar o caso e identificar o possível envolvimento de outras pessoas no esquema criminoso.