• Redação - 21/02/2025 10:15 || Atualizado: 21/02/2025 10:15

A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai realizar nesta sexta (21) a eleição para escolha do próximo gestor do órgão até o ano de 2027. Quatro candidatos disputam o cargo de Defensor Público Geral do Estado do Piauí: Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior (atual defensora-geral, candidata à reeleição), Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, Jeiko Leal Melo Hohmann Britto e João Batista Viana do Lago Neto. Cinco candidatos haviam se inscrito, mas um deles, o defensor Robert Rios Jr, pediu a desistência da candidatura.

A eleição desta sexta irá formar uma lista tríplice, que será encaminhada ao governador Rafael Fonteles. Cabe a ele escolher, dentre os três nomes, quem será o próximo Defensor Público Geral do órgão para um mandato de três anos. O governador tem um prazo de 15 dias para realizar a escolha.

A eleição vai acontecer das 9h às 15h, na modalidade remota, sendo conduzida pela Comissão Eleitoral definida pelo Conselho Superior da Defensoria. São aptos a votar 122 defensores - servidores e estagiários não votam na eleição. Os eleitores podem votar em até três nomes.

Foto: Ascom DPE

A Defensoria Pública do Piauí é um órgão autônomo ligado ao Estado do Piauí que presta orientação jurídica e tem por objetivo a promoção dos direitos humanos e a defesa, de forma judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, às pessoas necessitadas. A DPE tem 32 comarcas do interior do Piauí, mas com área de abrangência direta em 135 municípios. Nos outros municípios, a atuação acontece por meio de uma diretoria intinerante.