Redação - 25/02/2025 10:00 || Atualizado: 27/02/2025 11:24
Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (25), suspeito de produzir, armazenar e compartilhar material relacionado a abuso sexual infantojuvenil na internet. A vítima é uma adolescente, de 12 anos, que vive com a família no Piauí.
Ele operava o esquema criminoso na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Além do mandado de prisão foram cumpridos também mandados de busca e apreensão, em dois endereços ligados a ele.
A investigação foi realizada pela Polícia Federal no Piauí. A família da vítima procurou a PF para denunciar que desde 2023 estava sendo ameaçada pelo suspeito. A família mudou os números de telefone na tentativa de fugir do homem, mas ele conseguiu descobrir os novos números.
O homem se passava por um adolescente e conquistou a confiança da jovem. Inicialmente ele demonstrou afeto e amizade e depois passou a exigir que a vítima mandasse fotos e vídeos de natureza sexual e com violência física, sob pena de expor o material que já tinha nas redes sociais.
Para conseguir mais material da vítima, o homem passou a ameaçar a família da criança. Ele disse que enviaria o material para listas de transmissão que tinha acesso dentro e fora do país.
O homem preso na operação de hoje é suspeito, ainda, de comandar um grupo de venda de acesso à base de dados do governo e das polícias.
Ele poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes, bem como estupro de vulnerável e outros.